Meios de Comunicação

De 1961 D.C. A 1970 D.C. 

       

  Redes de Computadores

 

 

“Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.” (João Antônio Carvalho; Redes de Computadores; Disponível em < https://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoes-basicas.html>).

 

       Conceitos

 

 

·         IP: Internet Protocol, do inglês Protocolo de Internet.

·         TCP: Transfer Control Protocol, do inglês Protocolo de Transferência de Arquivos.

·         Nó: Ponto de acesso à uma rede de computadores.

 

 

       A história

 

 

A primeira rede computacional surgiu em dezembro de 1969 criada pela agência ARPA (Advanced Research Project Agency). O intuito era fazer um teste interligando quatro computadores com arquiteturas diferentes em universidades americanas, com um link de 50 Kbps. A rede pioneira cresceu rápido e, em apenas três anos, já consistia de trinta instituições interligadas, incluindo universidades, instituições militares e empresas.

 

Em 1974, aparecem protocolos utilizados pela Arpanet nas redes pioneiras (posteriormente usados na internet),como o TCP/IP, o FTP e o e-mail. 

 

A rede estava crescendo e ficava caro manter e distribuir uma lista de todos os hosts da rede. Então, em 1980 surge o DNS (Domain Name System) que converte números IP em nomes de Domínio.

 

 

       O padrão Ethernet

 

 

Este padrão surgiu da necessidade de ligar estações de trabalho à rede.

 

Em 1973, no PARC (o laboratório de desenvolvimento da Xerox, em Palo Alto, EUA), foi feito o primeiro teste de transmissão de dados usando o padrão Ethernet. Por sinal, foi no PARC onde várias outras tecnologias importantes, incluindo a interface gráfica e o mouse, foram originalmente desenvolvidas. O teste deu origem ao primeiro padrão Ethernet, que transmitia dados a 2.94 megabits através de cabos coaxiais e permitia a conexão de até 256 estações de trabalho. Este desenho (figura 9), por Bob Metcalf, o principal desenvolvedor do padrão, ilustra o conceito:

 

 

 

Figura 9 – Padrão Ethernet  

Fonte: https://www.hardware.com.br/tutoriais/historia-redes/

 

Este padrão é utilizado atualmente, com modificações (melhorias) que foi sofrendo com o longo dos anos. O prefixo ether significa o meio de transmissão dentro de um sistema de redes, no protocolo é o cabo coaxial, mas em outros padrões são utilizados outros meios como o cabo de fibra óptica e o ar (ondas eletro-magnéticas).

 

 

 

       Tipos de Redes

 

Quanto ao meio físico, se tem três tipos de classificação:

·         LAN: do inglês Local Area Network ou simplesmente rede local é uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede).

 

·         MAN: do inglês Metropolitan Area network, é um tipo de rede que interliga vários LANs geograficamente próximos (no máximo a algumas centenas de quilômetros)

 

·         WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).

 

     Equipamentos

 

São necessários equipamentos para que a rede aconteça, dentre eles, os mais utilizados são:

·         Routers (roteadores): como o nome já diz, são aparelhos que traçam rotas para os pacotes de dados entre as redes.

 

·         Hubs: são utilizados para interligar computadores interligando uma rede, estes aparelhos pegam os dados e “espelham” para todos os computadores na rede.

 

·         Switches: são como hubs, porem inteligentes por selecionar qual computador da rede que vai receber determinado pacote de dados ao invés de espalhar os dados para todos.

 

·         Placa de rede: é uma placa do computador que tem a função de promover a interface entre o computador e a rede.

 

·         Estrutura física de conexão: é o meio físico por onde os dados vão trafegar. Eles podem ser cabos (como coaxial e par trançado por exemplo, fibras ópticas e ondas eletromagnéticas.

 

 

       Topologias

 

“A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.”

(Wikipédia, topologia de rede disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede>)

 

Dentre algumas topologias de rede, abaixo são citadas as principais.

 

·         Barramento

 

Constitui-se de um cabo tronco que interliga os componentes da rede.

 

Figura 10 – Topologia tipo barramento

Fonte: https://www.infoescola.com/informatica/topologias-de-redes/>

 

 

·         Estrela

 

Este tipo de barramento tem um ponto central (normalmente um hub ou switch) que interconecta toda a rede.

 

 

Figura 11– Topologia tipo estrela –

Fonte: https://www.infoescola.com/informatica/topologias-de-redes/

 

        Meios Físicos de transmissão

 

Meios físicos de transmissão são os meios utilizados para transferir os dados de um PTR (Ponto Terminal de Rede) à outro ou à própria central da rede.

 

·         Cabeado

 

A rede que utiliza como meio de transmissão os cabos, podem transmitir dados pelo cabo tipo coaxial, par trançado ou fibra óptica.

 

 

Figura 12 – Cabo Coaxial

Fonte: https://ocybernauta.com/cabos-coaxiais/

 

 

 

Figura 13 – Par Trançado

Fonte: https://www.comms-express.com/assets/own/rj45-unbooted-large.jpg

 

 

Figura 14 – Fibra Óptica

Fonte: https://tecnologia.culturamix.com/hardware/funcionamento-da-fibra-otica

 

 

·         Ondas eletromagnéticas (Wireless)

 

Redes que utilizam este meio de propagação de dados utilizam ondas eletromagnéticas que são moduladas em diferentes modos.

 

Como exemplo tem-se as WLANs, que através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

 

Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

 

 

Figura 15 – Rede WLAN

Fonte: https://www.rnp.br/newsgen/9805/wireless.html

https://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoes-basicas.html (acesso em maio/2011)

 

  A Internet – A “rede das redes” (1969)

A evolução da Advanced Research Project Agency network ou simplesmente ARPAnet, originou o que conhecemos hoje como a Internet.

 “A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar. O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países. Por isso que não há um único lugar que "governa" a Internet.Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Durante duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 87 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA. Mas foi em 92 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso à Internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na Internet, que se tornou uma mania mundial. No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 95. O Comitê Gestor da Internet avaliou o número de usuários no país em 700 mil (em abril de 97).Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.”

(GRUNEWALD, Arilson; Surgimento da Internet; Fonte: https://www.umclick.com/noticias/2010/destaque/umclik-noticia.html)

 

 

 

      Protocolos

 

A internet atualmente utiliza vários protocolos, divididos para diferentes funções. Como exemplo tem-se o TCP/IP, que interliga toda a rede WAN que a internet constitui.

 

Diferentes protocolos para diferentes áreas foram desenvolvidos para uso na internet, dentre elas o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), o FTP (File Transfer Protocol), entre outros.

 

 

     Aplicações

 

 

A internet, com o passar dos anos foi derivando inúmeras aplicações, tais como e-mails, transferências de arquivos, Internet banking, redes sociais (como Orkut e Facebook por exemplo) , videoconferências, dentre outros.

Pesquisar no site

Uni BH © 2011 Todos os direitos reservados.